Especialidades
Terapia Ocupacional

É a ciência que estuda a atividade humana e a utiliza como recurso terapêutico para prevenir e tratar dificuldades físicas e/ou psicossociais que interfiram no desenvolvimento e na independência da pessoa em relação às atividades de vida diária, trabalho e lazer. É a arte e a ciência de orientar a participação do indivíduo em atividades selecionadas para restaurar, fortalecer e desenvolver a capacidade, facilitar a aprendizagem daquelas habilidades e funções essenciais para a adaptação e produtividade, diminuir ou corrigir patologias e promover e manter a saúde.

Ampliar o campo de ação, desempenho, autonomia e participação, considerando recursos e necessidades de acordo com o momento e lugar, estimulando condições de bem-estar e autonomia. Por meio do fazer afetivo, relacional, material e produtivo o profissional contribui com os processos de produção de vida e saúde.

Prevenção, tratamento e reabilitação de pessoas com alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos ou de doenças adquiridas por meio da utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos.

Respeitando as peculiaridades, limitações e ritmo de cada um, nosso principal objetivo é proporcionar o maior desenvolvimento possível, contribuindo para o sentimento de superação, melhor qualidade de vida e a busca de novos desafios e conexões.

O profissional fonoaudiólogo pode fazer a diferença em muitas situações, que vão desde um atraso de fala e linguagem, passando por dificuldades de leitura e escrita, nos Transtornos de Aprendizagem (Dislexia, Disgrafia, Discalculia, Disortografia), nos Transtornos do Neurodesenvolvimento (Autismo, TDAH) no Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL), na Apraxia de Fala da Infância(AFI), Síndromes (Síndrome de Down, Síndrome de West, Síndrome de Rett e outras), Paralisia Cerebral, Malformações Craniofaciais, Dificuldades Alimentares, nas sequelas de AVC (disartria, disfagia, paralisia facial), doenças degenerativa e outros.
Fonoaudiologia

Fonoaudiologia estuda há anos o desenvolvimento dos bebês e das crianças, para intervir de forma precisa e atualizada nos distintos aspectos da comunicação humana (linguagem oral e escrita, fala, voz, audição) e com as funções do sistema orofacial responsáveis pela deglutição, sucção, respiração e mastigação.
A fonoaudiologia também pode ajudar adolescentes, adultos e idosos com alterações na fala, audição, linguagem, aprendizagem, voz, deglutição, respiração e mastigação.
Fisioterapia

A fisioterapia neurológica evoluiu muito nos últimos tempos, sempre buscando oferecer às pessoas recursos para que melhorem os níveis de dificuldade, facilitando a aprendizagem motora e cognitiva.



Através dessa abordagem, o terapeuta busca investigar as causas do problema, ou seja, o que motivou o paciente agir e pensar daquela maneira, qual o seu histórico familiar, quais os seus traumas do passado não resolvidos e como ele lida com todos esses aspectos no presente. Ela não é simplesmente compreender, trata-se de modificar.
O terapeuta cognitivo-comportamental visa modificar o pensamento do paciente desenvolvendo as competências emocionais e, consequentemente, o comportamento que o prejudica, intervindo ativamente e fazendo avançar a autoeficácia.

Desenvolvendo as competências emocionais do paciente, podemos ajudá-lo a identificar e modificar pensamentos e comportamentos disfuncionais que prejudicam sua vida. Enquanto que em pacientes com maior comprometimento cognitivo o foco do trabalho é a modulação do comportamento.
Psicologia

Psicologia é a ciência que estuda os processos mentais e o comportamento humano. Nas últimas décadas a humanidade presenciou uma grande revolução e um dos campos responsáveis por essas transformações foi a Terapia Cognitivo-Comportamental – TCC.
Utilizando uma abordagem psicológica que tem se mostrado mais eficaz no tratamento de diversos problemas psicológicos, a Terapia Cognitivo-Comportamental através de uma avaliação minuciosa para compreensão do quadro, busca compreender principalmente as questões ligadas aos pensamentos, às emoções e aos comportamentos do paciente, incluindo uma análise de suas questões biológicas, sociais e interpessoais.
Psicopedagogia

É a área que estuda, avalia e trata os processos entre “ensinar e aprender, auxiliando na identificação, no diagnóstico e na prevenção e reabilitação das dificuldades e dos transtornos de aprendizagem.

Respeitando as peculiaridades, limitações e ritmo de cada um, nosso principal objetivo é proporcionar o maior desenvolvimento possível, contribuindo para o sentimento de superação, melhor qualidade de vida e a busca de novos desafios e conexões.

Para entender as dificuldades das crianças e adolescentes, o psicopedagogo utiliza-se de diversos recursos como leitura, jogos, desenhos e outras técnicas de diagnóstico e tratamento. Assim, pode atuar diretamente na origem do problema e buscar soluções para os prejuízos observados no processo da aprendizagem escolar e como um todo.
Superando suas dificuldades na aprendizagem, essas crianças e adolescentes adquirem maior autonomia, melhorando a autoestima e convívio social.

Desenvolver potenciais e/ou restabelecer funções do indivíduo para que possa alcançar uma melhor integração intra e/ou interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, pela prevenção, reabilitação ou tratamento.

“…Estabelece um plano de cuidado e um processo musicoterápico a partir do vínculo e de avaliações específicas atendendo às premissas de promoção da saúde, da aprendizagem, da habilitação, da reabilitação, do empoderamento, da mudança de contextos sociais e da qualidade de vida das pessoas, grupos e comunidades atendidas…”.
UNIÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DE MUSICOTERAPIA.
Música como Terapia

O pesquisador da Unifesp, Mauro Muszkat, explica que as crianças normalmente se expressam melhor pelo som e pela música do que pelas palavras, verificando-se que aquela pode ser uma ferramenta única para crianças com déficit de atenção, dislexia, autismo, depressão, esquizofrenia e outras disfunções cerebrais. Mas transtornos como a demência, por exemplo, não afetam os talentos musicais, e até contribuem para suavizar o problema. A música pode, também, “facilitar a intimidade e a aproximação física dos indivíduos com seus cuidadores, com maior engajamento em tarefas e melhor modulação positiva do humor…
O que Dizem de Nós
Desde o primeiro contato ao visitar o espaço, passando pelas avaliações e início de tratamento não tenho o que reclamar e só agradecer. Toda Equipe está de parabéns pela receptividade e acolhimento. Não podia ter escolhido local melhor para confiar o tratamento do nosso filho.
Meu filho esta fazendo musicoterapia e fisioterapia, com Charles e Renata. O local é bem espaçoso, arejado e bem equipado. Com a pandemia eles seguem o protocolo de limpeza do ambiente. Os profissionais são muito competentes, são uns anjos.
